a) Construa o triângulo ABC, usando a
ferramenta “Polígono”.
b) Marque um ponto D fora do triângulo
e logo após, crie retas que passe por um dos vértices do triângulo e por este
ponto D.
c) Na janela 9, clique na opção “Homotetia
dados centro e razão”. Com esta opção ativada, clique no interior do triângulo
para selecioná-lo e logo em seguida no ponto D. Observe que a caixa de
homotetia se abrirá pedindo o fator de ampliação (fator maior do que 1) ou
redução (fator menor do que 1). Digite nesta caixa o número 1.5 e mande
aplicar. Um novo triângulo surgirá a partir do triângulo ABC e será chamado de
A’B’C’.
d) Verifique se a razão de semelhança
entre os dois triângulos é igual a 1,5. Para isso, efetue a divisão das medidas
dos lados do triângulo A’B’C’ pelas medidas dos lados correspondentes do
triângulo ABC. Por exemplo, no campo de entrada, digite b’/b, que representa o
quociente da divisão das medidas dos lados A’C’ e AC. Depois obtenha os
quocientes a’/a e c’/c.
e) Marque os ângulos dos triângulos,
ABC e A’B’C’, e observe que os ângulos correspondentes são congruentes.
Com
este conteúdo podemos trabalhar a semelhança entre dois triângulos, e que se
dois triângulos são semelhantes, então seus lados correspondentes são
proporcionais e seus ângulos correspondentes são congruentes. Além disso, com
esta atividade pode-se trabalhar a soma dos ângulos internos e externos,
perímetro, área.
Trabalharíamos
este conteúdo pedindo que os alunos construíssem no geogebra os dois triângulos
e a cada passo da atividade iríamos pedindo que eles visualizassem que os dois
triângulos são semelhantes, pediríamos que marcassem os ângulos internos, para
que visualizassem que os ângulos correspondentes são congruentes, que
observassem a medida dos lados e verificassem que seus lados são proporcionais.
Pediríamos que observassem a soma dos ângulos internos e externos, e que
calculassem a área e o perímetro de cada um dos dois triângulos, e depois
faríamos uma discussão com toda a turma sobre quais foram às conclusões
obtidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário