Vitrúvio fez um dos
mais conhecidos estudos sobre simetria dos templos e apresenta a proporção
entre as partes do corpo tal qual a cabeça seria 1/8 da altura do corpo, os pés
seriam 1/6 do corpo e a face seria 1/10 do corpo. Essa regra indica espantosa
diferença com a natural harmonia corporal, como fazem alguns comentários da
renascença, que muitos estimulam a correção. Assim, Leonardo da Vinci, informa
para largura do busto como ¼ da altura do corpo, cuja razão aplica-se sobre os
ombros. Da Vinci também reduziu o pescoço de 1/15 do corpo humano para 1/24 e o
pé de 1/6 da altura do corpo para 1/7.
Figura : Homem Vitruviano
No homem vitruviano,
que com membros abertos deixa-se tocar por um círculo, cujo centro situa-se no
umbigo. Um quadrado resulta da igualdade de altura a largura sobre os braços estendidos,
cujo ponto médio fica no sexo, como mostra o desenho realista de Da Vinci. De fato
a maioria das ilustrações da Idade Media mostram a simpatia por microcosmos e macrocosmos
como uma figura masculina com medidas dos membros estendidos no circulo, raramente
em retângulo ou quadrado. Vitrúvio também discute os números perfeitos, seis e
dez, cuja adição dá o perfeito número 16. A perfeição será explicada em relação
às reduzidas medidas humanas como dedo, palma, pé e braço. A discussão de
número perfeito é baseada na forma humana. Vitrúvio coloca a metade do corpo
humano como forma perfeita, por ordem numérica como exemplo para arquitetura. O
que não pode ser tomada da simetria do corpo “a média proporcional”, e a razão geométrica
de Pitágoras.

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