sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A Proporção Humana

Vitrúvio fez um dos mais conhecidos estudos sobre simetria dos templos e apresenta a proporção entre as partes do corpo tal qual a cabeça seria 1/8 da altura do corpo, os pés seriam 1/6 do corpo e a face seria 1/10 do corpo. Essa regra indica espantosa diferença com a natural harmonia corporal, como fazem alguns comentários da renascença, que muitos estimulam a correção. Assim, Leonardo da Vinci, informa para largura do busto como ¼ da altura do corpo, cuja razão aplica-se sobre os ombros. Da Vinci também reduziu o pescoço de 1/15 do corpo humano para 1/24 e o pé de 1/6 da altura do corpo para 1/7.
Figura : Homem Vitruviano
 


No homem vitruviano, que com membros abertos deixa-se tocar por um círculo, cujo centro situa-se no umbigo. Um quadrado resulta da igualdade de altura a largura sobre os braços estendidos, cujo ponto médio fica no sexo, como mostra o desenho realista de Da Vinci. De fato a maioria das ilustrações da Idade Media mostram a simpatia por microcosmos e macrocosmos como uma figura masculina com medidas dos membros estendidos no circulo, raramente em retângulo ou quadrado. Vitrúvio também discute os números perfeitos, seis e dez, cuja adição dá o perfeito número 16. A perfeição será explicada em relação às reduzidas medidas humanas como dedo, palma, pé e braço. A discussão de número perfeito é baseada na forma humana. Vitrúvio coloca a metade do corpo humano como forma perfeita, por ordem numérica como exemplo para arquitetura. O que não pode ser tomada da simetria do corpo “a média proporcional”, e a razão geométrica de Pitágoras.

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