Pitágoras nasceu por volta de 570
a.C., na região da Magna Grécia, era um excelente matemático e um importante
filósofo, o que muitos desconhecem é que Pitágoras também foi um dos primeiros
gênios da música; não criou belíssimas sinfonias, mas descobriu as notas e
intervalos que possibilitariam a futura criação destas.
Ele era um estudioso, um educador
e, como tal, desenvolveu métodos que facilitavam o entendimento dos fenômenos e
razões questionados por ele.
Pitágoras cercava suas teorias
matemáticas por analogias musicais, onde os sentidos eram o ponto de partida
para atingir o conhecimento da realidade. Segundo Gorman (1979, p. 182):
“(…)
Ele evitava que seus discípulos se envolvessem, logo de início, em teorias
abstratas concernentes à matemática e à música, mas fazia, primeiro, com que
aprendessem a apreciar as sensações agradáveis, as belas cores e a beleza das
formas e dos sons. Após demonstrar-lhes o poder da música no mundo material,
explicou-lhes as razões matemáticas invisíveis dessas manifestações.”
Deste modo, ao unir razão e
percepção, decidiu por investir seu tempo em descobrir a medida da percepção
sonora, usando um monocórdio[1], ele investigou o que acontecia ao dividir o
comprimento da corda e percebeu que os sons agradáveis surgiam somente quando a
corda era dividida na razão de pequenos números inteiros.
Esta mesma descoberta levou
Pitágoras a crer que “todas as coisas são números, ou podem ser representadas
por números”, este princípio é o fundamento da filosofia pitagórica.
Pitágoras demonstrou que
utilizando a música é possível ensinar origens e fenômenos do mundo, do cosmos
e inserir na sociedade, ao mesmo tempo, princípios morais, pois a música “purificava
as faculdades psíquicas”, atuando como freio das paixões humanas, como
violência, preguiça, angústia…, para ele, todas as coisas, percebidas ou não,
poderiam ser relacionadas de algum modo e a música seria o elo de ligação entre
elas.
[1] Monocórdio é um instrumento
musical de uma única corda, com formato semelhante a lira.
Referência:
GRANJA, Carlos Eduardo de Souza Campos. Musicalizando
a escola: música, conhecimento e educação. São Paulo: Ed. Escrituras, Col. Ensaios
Transversais, vol. 34.
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